VI Simpósio de Ciências Biológicas do Sudeste Goiano

: Regional Catalão/UFG

: 19 a 21 de Setembro 2018

A Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG-RC) é lócus de importantes articulações acerca do Ensino, Pesquisa e Extensão, princípios norteadores do aprimoramento intelectual e humano em âmbito local, regional e nacional.

Sob o mesmo olhar, também fundamenta a proposta pedagógica do Departamento de Ciências Biológicas da Regional Catalão que prima pela constante integração de saberes e práticas, bem como a divulgação científica, entre profissionais qualificados, internos e externos à UFG-RC. Neste sentido, realizaremos o “VI Simpósio de Ciências Biológicas do Sudeste Goiano e Mostra de Cinema Ambiental do FICA” da Universidade Federal de Goiás, coordenado pela Profa. Dra. Karla Graziela Moreira e Profa. Dra. Ana Flávia Vigário, juntamente com os/as demais docentes dos cursos Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG-RC, nos dias 19 a 21 de setembro de 2018.

Dentre os objetivos desse Simpósio estão:

• Difundir o conhecimento gerado em diferentes áreas das Ciências Biológicas de forma dinâmica, envolvendo alunos/as de graduação, empresas, professores/as, biólogos/as, técnicos/as laboratoriais de Catalão e região;

• Promover debate sobre as questões ambientais, locais, nacionais e globais, através dos filmes do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA);

• Contribuir para a qualidade da formação acadêmica dos/as discentes;

• Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

• Promover a interação entre graduandos/as, pós-graduandos/as e docentes;

• Incentivar a construção e apresentação de trabalhos científicos, na forma de pôsteres e comunicações orais;

• Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

O VI Simpósio de Ciências Biológicas do Sudeste Goiano e Mostra de Cinema Ambiental do FICA será espaço de mobilização e compartilhamento de conhecimento científico a partir da integração entre cursos em diferentes áreas e faculdades, com minicursos teóricos, teórico-práticos, interdisciplinares ministrados por professores de renome nacional, apresentação de trabalhos científicos, na forma de pôsteres e comunicações orais, bem como premiações para os melhores trabalhos. Ainda contará com uma estrutura qualificada de anfiteatro e salas equipadas.

Seguindo os intuitos supracitados, o Departamento de Ciências Biológicas da UFG/RC, propõe a realização da VI Simpósio de Ciências Biológicas do Sudeste Goiano e Mostra de Cinema Ambiental do FICA como meio de promover a interação os diferentes níveis de formação e contribuir com o processo de divulgação científica e formação profissional.

Dessa forma, serão realizadas palestras, mesas-redondas e minicursos das diversas áreas da Biologia. As atividades contarão com pesquisadores renomados como o Dr. Max Cardoso Langer, paleontólogo e professor da USP.

Este ano o Simpósio terá a apresentação de trabalhos em duas modalidades: resumo científico e relato de experiência. A data limite para submissão de trabalhos foi prorrogada até o dia 31 de agosto.

Todas as informações como inscrições, programação científica e dos filmes e submissão de trabalhos estão disponíveis no site: http://sistemasph.com.br/simposiobioufcat/

VI Simpósio de Ciências Biológicas do Sudeste Goiano